quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Inclusão Digital na Educação







O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.
"Mahatma Gandh"

 Chamamos de inclusão digital  a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.

 No Brasil, fala-se muito em Inclusão Digital, mas pouco em Educação Digital. Enquanto governos e empresas multinacionais investem em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta instrução a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania.
 A informática pode ser considerada uma das maiores e mais essenciais ferramentas no cotidiano das pessoas, pois ela é usada de várias formas, como num bate papo, consultas, transferências financeiras e inclusive compras de objetos, onde esta transação se tornou mais rápida e mais segura.    Realmente hoje a informática tem tido grande influência na sociedade, principalmente na educação, em que a forma de se aprender se tornou até mesmo mais dinâmica e, com isso a informática também influencia na forma de como as pessoas vivem em sociedade.

Existem vários Programas de Inclusão Digital. Como exemplo:


  O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), que incentiva e dá o suporte necessário para a utilização pedagógica da informática nas escolas públicas da educação básica no Brasil.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.



Através desse tipo de programa dentre outros, a Inclusão Digital acontece no BRASIL!




12 comentários:

  1. A inclusão digital é mesmo fundamental hoje em dia para a efetivação da cidadania, já que vivemos em um mundo globalizado em uma geração digital, onde quase todos utilizam o computador e a internet para se comunicar de alguma forma, seja através de e-mail, ou por redes sociais, entre outras.

    ResponderExcluir
  2. Inclusão digital....isso e tudo que precisamos. Mas infelizmente falta muita coisa,muito trabalho a ser realizado.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua notícia. Vamos acreditar em uma Educação com inclusão digital.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria , precisamos de alunos atualizados, e inseridos no mundo digital.

    ResponderExcluir
  5. Grasiela,sabemos que é um grande desafio proporcionar a inclusão,digital, principalmente no Brasil que as coisas andam bem devagar,mas não podemos desanimar.Vamos a luta!

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia falar de inclusão, nas diversas esferas da sociedade,é prioridade,principalmente se tratando de inclusão digital em um mundo tão globalizado como o nosso. Apesar de na prática, ainda ser um desafio,já podemos ver alguns passos dados.

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais o aluno é inserido no mundo digital maior será o conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Relevante sua abordagem Grasiela, pois os programas de inclusão digital são necessários, pois ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias, a obter e disseminar conhecimento levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas.

    ResponderExcluir
  9. Acredito Grasiela que discutir inclusão digital é uma questão que se faz a cada dia mais presente em nossas escolas e em todas as instâncias sociais nas quais convivemos. Essa importância se dá pela discussão do que é realmente necessário para que o processo de inclusão ocorra. Programas como o ProInfo são o primeiro passo para essa realização, pois sem a ferramenta tecnológica – neste caso os computadores – não é possível iniciar este processo. Mas, essa inclusão só ocorrerá de fato quando nós, como professores, soubermos aproveitar o melhor que esses aparelhos podem nos oferecer e, para isso, temos que saber utilizar, manusear, esclarecer as dúvidas dos alunos quanto a utilização e assim oferecermos para estes alunos uma aprendizagem de qualidade, com todas as ferramentas disponíveis para a sua formação.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Como dizia Paulo Freire "Aprendemos caminhar, caminhando", então já demos o primeiro passo ao conseguir ensinar pelo menos o básico para nossas crianças. Sabemos que a inclusão digital é lenta, mas ela não para.

    ResponderExcluir